A estrutura de sua empresa influencia as suas atividades diárias?

Publicado: 5 de outubro de 2011 em Evolução Continua, Gerenciamento
Tags:, , , , ,

 

  – Estrutura Organizacional

Entender o tipo de organização onde se está inserido é fundamental para a orientação diária de um gerente de projetos. Compreender os altos e baixos de cada estrutura organizacional e manter o alinhamento das atividades com a cultura da empresa é uma obrigação de cada colaborador. Nesse artigo entenderemos os três principais tipos de estrutura organizacional.

  • Estrutura Organizacional Funcional

As organizações funcionais são as mais tradicionais e seguem uma estrutura hierárquica por natureza. As operações semelhantes originam os departamentos onde todos os colaboradores alocados possuem perfis semelhantes variando apenas o nível de conhecimento e experiência. Nessa estrutura o gerente de projeto acaba recebendo outras responsabilidades em paralelo com o projeto que dizem respeito ao departamento que o mesmo está alocado, isso acontece devido ao andamento das atividades diárias e geralmente pela não priorização do projeto.

Vantagens

Desvantagens

Clara cadeia de Comando Os gerentes de projetos costumam exercer também a gerência funcional do departamento, acumulando as funções e as atividades
Separação das Funções Camadas de Burocracia
Equipe coesa Competição pelos Recursos

Os gerentes de projetos possuem autoridades limitadas
  • Estrutura Organizacional por Projetos

As organizações por projetos concedem grande independência e autoridade ao gerente de projetos.  Geralmente são formados vários grupos onde todos se reportam ao gerente de projetos ou oferecem serviços de suporte aos vários projetos.

Vantagens

Desvantagens

Grande autoridade ao gerente de projetos Realocação dos membros da equipe ao término do projeto
Independência na tomada de decisão Tempo ocioso de membros com habilidades especializadas (concedem suporte a um ou vários projetos)
O objetivo da organização são os projetos Concorrência por recursos entre os gerentes de projetos
  • Estrutura Organizacional Matricial

As organizações matriciais são resultado de uma combinação intermediária entre a organização funcional e a organização por projetos. Visando reduzir as desvantagens e alinhar com as estratégias das empresas as mesmas podem adotar os três níveis de estruturas matriciais onde podemos classificar como: Fraca, Balanceada e Forte.

Abaixo segue uma tabela geral da estrutura matricial:

Vantagens

Desvantagens

O objetivo da organização são os projetos Mais de um chefe direto
Oportunidades de participar de vários projetos concedidos aos membros da equipe Confundir as funções e a falta de priorização das atividades de cada projeto
Visibilidade dos membros da equipe por vários gerentes de projetos Concorrência por recursos entre os gerentes de projetos

O Guia PMBOK 4ª Edição possui uma imagem que alinha o entendimento das estruturas organizacionais abordadas nesse artigo:

A cultura organizacional influencia o dia a dia dos gerentes de projetos, entender e contribuir para a melhoria continuada das operações da organização é extremamente importante.

Até a próxima

Juarez Guimarães

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s