Cultivar habilidades é alcançar o sucesso diário.

Publicado: 26 de julho de 2011 em Gerenciamento, Organização
Tags:, , , , , , ,

   Conhecer as melhores práticas e estudar metodologias inovadoras de gerenciamento é fundamental para a manutenção da profissão de gerente de projetos. Cultivar habilidades visando um rendimento cada vez mais ascendente é de igual importância para o sucesso dos projetos. Definir requisitos, liderar equipes com diferentes perfis, elaborar documentos formais, avaliar processos, remover impedimentos, direcionar informações e reduzir os riscos são atividades diárias, mas quais seriam as habilidades que facilitariam essa rotina?

Primeiramente gostaria de fixar que a organização é uma das principais qualidades a ser cultivada por um gerente de projetos. Dominar diferentes perspectivas não é fácil e sem organização e disciplina pode se tornar um fator de risco para o cumprimento de suas atividades, chegando a comprometer todo um produto ou serviço. Possuímos uma grande quantidade de ferramentas para nos auxiliar diariamente, mas dominar essas ferramentas e alimentá-las é uma atividade que requer disciplina.

Tendo a organização sobre constante vigilância e aperfeiçoamento, a comunicação vem como segunda colocada nas habilidades que um gerente deve cultivar e aperfeiçoar constantemente. Comunicar, com eficiência e clareza, pode parecer simples, mas muitas vezes requer uma atenção redobrada. Comunicar com responsabilidade e direcionamento são características muito valorizadas no contexto das atividades gerenciais. Uma comunicação clara ajuda a reduzir o desalinhamento com a equipe e os Stakeholders. Se empregada de maneira errada a informação pode gerar um ruído capaz de criar grandes impedimentos, comprometendo todo um planejamento. Verificar sempre a relevância daquela informação para o destinatário é uma excelente prática!

 

A personalidade analítica e a avaliação constante são inerentes para o profissional alocado na área de projetos. A constante vigilância gera resultados surpreendentes. Começar e terminar o dia avaliando o status das atividades que você se comprometeu a concluir e priorizar as próximas atividades visando a evolução diária. Deixar pequenos problemas em aberto poderá encadear uma surpresa no encerramento do projeto ou em eventuais apresentações intermediárias do produto, então cultive a disciplina pessoal e evite surpresas desagradáveis.

Bem pessoal o objetivo desses post é apenas introduzir habilidades que deverão ser constantemente reavaliadas para a manutenção da evolução profissional de um gerente. As buscas por um diferencial profissional muitas vezes fazem com que o básico das atividades e habilidades fundamentais da profissão seja colocado com baixa prioridade. Fazer o básico bem feito é alcançar o excelente em curto prazo.

“A melhor estrutura não garantirá os resultados nem o rendimento. Mas a estrutura errada é a garantia do fracasso.” Peter Drucker

Grande Abraço

Juarez Guimarães

comentários
  1. eduardo disse:

    Muito bom o texto!

  2. Tiago Torres disse:

    Quando falamos em “soft skills” são as competências não técnicas de uma pessoa.

    Muitas vezes não se “ensina” essas competências ao indivíduo, mas sim podemos aperfeiçoá-las. Hoje em dia, onde todo mundo tem acesso a todo conteúdo na internet, cursos e uma infinidade de fonte de informação, o profissional que vai se destacar mais no mercado é aquele que sabe se comunicar melhor, é aquele que sabe trabalhar bem em equipe, é aquele que motiva o outro sem fazer muito esforço, ou seja, é aquele que possui essas competências pessoais mais desenvolvidas.

    Essas “soft skills” são importantíssimos nos profissionais de hoje e de sempre. Peter Drucker também disse: “somos contratados pelas competências técnicas e somos demitidos pelas nossas competências comportamentais”

    Muito bom o post!!
    Abraço,
    Tiago Torres

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s