Vamos falar em Restrições?

Publicado: 21 de julho de 2011 em Gerenciamento
Tags:, , , , , ,

Restrições são inevitáveis, porém nosso trabalho é prever e equilibrar tais fatores restritivos. Escopo, Custo, Tempo, fatores comuns nas conversas entre gerentes de projetos. Estamos sempre escutando que surgiu um fato novo e temos que avaliar rapidamente para manter o cliente satisfeito, sem comprometer os requisitos acordados. O processo de levantamento de requisitos e a comunicação dele com os stakeholders podem ser apontados como o momento exato para se tentar prever esses fatores, deixando todos cientes do risco e calculando as margens para alcançar o tão esperado êxito no processo de encerramento do projeto. Devemos entender bem cada requisito acordado, mas a forma como repassar para a equipe de desenvolvimento é tão importante quanto o alinhamento com os stakeholders, afinal eles estarão diariamente criando e viabilizando cada requisito. Comunicação é, no meu ver, a chave de qualquer ponto restritivo. Deixar claro as atitudes tomadas diante dos problemas é deixar o projeto transparente. Acordos foram feitos para serem cumpridos e serão desde que, todos estejam comprometidos e bem alinhados. Restringir é sempre uma forma de limitar e essa limitação deve esta bem compreendida por todos. Entregar um produto no padrão do investimento é realmente um desafio. A tecnologia pode facilitar diversas áreas, mas o relacionamento interpessoal, no meu ver, sempre será o diferencial e principal mediador de restrições.

Restringir já faz parte do mundo comercial. A liberação gradativa de novas tecnologias, por exemplo, permite que pessoas adquiram novos produtos e busque sempre prever qual será a próxima tendência. Restringir também é permitir uma assimilação controlada, além de movimentar o mercado de projetos, muitas vezes algumas restrições levam a criação de um novo projeto. As metodologias ágeis buscam sempre deixar os requisitos que seriam atendidos com mais prioridade a cargo dos stakeholders, o que contribui muito para que a meta de entregar ao cliente, o equivalente a suas reais expectativas, seja atingida, além de restringir com responsabilidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s